O PDV é a abreviação para ‘ponto de venda’, que em outras palavras é onde fica os produtos da sua empresa em exposição para que os clientes o adquiram.
Já o display para pdv é uma peça de marketing diferenciada que pode se apresentar em várias formas e modelos.
Você pode ainda se perguntar ‘mas para que eu preciso de um display para pdv? Só expor meus produtos de qualquer forma já não é o suficiente para vender?’
A resposta vem a seguir.
Para que serve um display para pdv?
A resposta para a pergunta acima é: Sim e Não.
E o motivo para uma mesma pergunta ter duas respostas é bem fácil de explicar.
Se você consegue colocar seu produto em algum lugar onde tenha clientes para comprar, como em um supermercado ou farmácia, inevitavelmente em algum momento alguém vai comprá-lo.
Então, a resposta é sim, você não precisa de um display para pdv para vender o seu produto.
Porém, e aí está o grande ‘X’ da questão é o seguinte:
Quantos unidades do seu produto você quer vender?
Pois tem uma grande diferença entre vender algumas unidades e vender todo o seu estoque naquela loja. Qual seria o melhor para você?
Levando em conta que você deve ter respondido que quer vender todo o seu estoque de produto, então a resposta definitiva para essa pergunta é ‘NÃO’.
Imagine a seguinte hipótese:
Você vende um determinado tipo de produto em mercados. Porém esse mercado tem outros distribuidores que vendem o mesmo tipo de produto que você.
Um desses produtos tem um display para pdv chamativo, grande e colorido, que fica na ponta da gôndola e que mostra de forma clara o valor do produto e os benefícios dele.
Já o seu produto não tem um display para pdv, então ele fica lá, no meio da gôndola, junto dos outros produtos iguais a ele, sem nada que o destaque dos outros.
Qual você acha que será o produto que o cliente vai comprar? O seu que está escondido ou o que está em um display para pdv chamativo?
Outras funções de um display para pdv
Acreditamos que você já chegou por conta própria, devido a nossa explicação, a resposta correta sobre os motivos de utilizar um display para pdv de seu produto.
Saiba que existem vários tipos desses displays, cada um tem um melhor funcionamento com determinado tipo de produto.
Uma pesquisa com uma agência de publicidade e marketing e eles saberão te explicar direitinho qual o tipo de display perfeito para o seu caso.
As principais funções de um display para pdv são:
- Aumentar a visibilidade de sua marca frente ao cliente;
- Destacar o seu produto à frente de outros produtos concorrentes;
- Captar locais estratégicos dentro de lojas e estabelecimentos;
- Fazer propaganda de outros produtos seus.
Esse último tópico da lista é algo bem interessante para se fazer. Você chama a atenção para um produto seu, que fica exposto no display, porém em algum lugar do display tem uma imagem apresentando os outros produtos que sua empresa também produz.
Isso é uma excelente forma de conseguir vender mais produtos seus para o mesmo cliente, principalmente se ele já tiver um feedback positivo sobre algum produto seu.
Da mesma forma, o cliente pode não se interessar pelo seu produto naquele primeiro momento, o produto exposto no pdv no caso. Mas se interessar por algum dos outros produtos seus apresentados nesse display.
Ou seja, um único display serve para aumentar a frente de vários produtos seus.
E mesmo que o cliente não se interesse por nenhum dos seus produtos naquele primeiro momento, trazer uma experiência que seja marcante positivamente para ele, pode fazer com que, quando ele precisar de algum desses produtos específicos, a sua marca seja a primeira a ser procurada.
Tipos de display para pdv
Os tipos de display são os mais variados e como dito depende muito do tipo de produto que você vende.
Alguns dos tipos mais comuns de display para pdv são:
- Display de balcão;
- Display estante;
- Wobblers;
- Cubos triedros;
- Totens.
Abaixo explicamos melhor como funciona cada um deles.
Display de balcão
O display de balcão, como o próprio nome sugere, é um display utilizado encima de um balcão ou até mesmo dentro dele, no caso de um balcão frio.
Esses displays costumam ficar em locais onde o cliente de alguma forma vai ter que passar, como encima do balcão do caixa.
Muito utilizado para vendas de doces e produtos que possam ser consumidos na hora, como chicletes e balas.
Quando dentro do balcão frio é comum que esse tipo de display tenha uma propaganda de outros produtos que sejam da mesma marca.
Display estante
O display de estante é em muitos casos uma gôndola personalizada com a marca do seu produto.
Muito chamativo e excelente para ser utilizado quando o seu produto precisa ficar expostos com outros produtos concorrentes, dando um bom retorno.
Wobblers
Se o seu produto não pode ser apresentado no estabelecimento em nenhum dos displays descritos acima, o Wobblers é a saída ideal para você.
Ele é como uma ‘plaquinha’ que fica pendurada e em evidencia junto ao seu produto, fazendo uma propaganda horizontal para os clientes.
Eles ajudam ao cliente ‘navegar’ pelas gôndolas e encontrar o seu produto com mais facilidade.
Cubos triedros
Esses cubos são excelentes para ficar exposto acima das gôndolas, presos no teto normalmente, que são fáceis de visualizar e encontrar os seus produtos, independentemente de onde o cliente esteja dentro do estabelecimento.
Totens
Os totens são aquelas propagandas verticais, uma réplica do seu produto em um tamanho expressivo que geralmente é do tamanho de uma pessoa adulto.
São muito bons para chamar a atenção no lado exterior do estabelecimento ou na entrada do mesmo.
Considerações finais
Esses foram apenas alguns exemplos de display para pdv.
Muitos outros formatos são possíveis e disponíveis, tudo depende do seu produto e da forma que você quer realizar esse marketing.